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UX (experiência do usuário) e Transformação Digital - Empresas precisam entender essa relação.

UX (experiência do usuário) e Transformação Digital - Empresas precisam entender essa relação.

Há algum tempo tenho lido muito sobre UX e sobre transformação digital por conta uma paixão e interesse por tecnologia que alimento de modo geral e posso afirmar que estes dois termos têm surgido com uma frequência cada vez maior em vários âmbitos de discussão que envolva negócios, tecnologia e design.

Parece que de uns tempos pra cá as empresas brasileiras começaram a perceber a necessidade e as vantagens que a transformação digital proporciona aos negócios.

A otimização de recursos e a consequente economia advinda dessa otimização. A vida mais facilitada de seus colaboradores com ferramentas, softwares e hardware que facilitam a realização de tarefas e todos os processos internos e externos de uma organização. Com novos métodos e processos de trabalho começando a ser inseridos nas empresas onde importa mais a interação e a colaboração entre todos.

A busca de ambientes mais leves e descontraídos para que os profissionais possam desempenhar todo o seu potencial e ainda se divertir trabalhando. Novas tecnologias em comunicação, conexão e até mesmo a inteligência artificial começando a ser entendida como uma alternativa em muitas situações do mercado nos conduzem a buscar identificar no meio dessa revolução pontos em comum para uma melhor compreensão.

Ao fazer esse exercício vejo como ponto em  comum na maioria dos processos de transformação a figura de um ou mais perfis de USUÁRIO, um ou mais CONTEXTOS DE USO, uma cadeia de PRODUTOS, SERVIÇOS e CONEXÕES (stakeholders se preferirem assim), que juntos formam um SISTEMA em uma sociedade COMPLEXA e DIGITALMENTE INTERCONECTADA.

Compreender esses elementos (USUÁRIO, CONTEXTOS DE USO, PRODUTOS, SERVIÇOS, CONEXÕES, COMPLEXIDADE, DIGITALIZAÇÃO) é responsabilidade também de quem trabalha com UX (experiência do usuário) e perceber isso é o que está diferenciando empresas inovadoras de verdade de outras que possuem a inovação apenas no discurso e no marketing. Mas engana-se quem pensa que basta contratar um designer UX e isto está resolvido.

Entender e aplicar a transformação digital em qualquer tipo de empresa e buscar fazer isso com eficiência e resultado implica em considerar como primeiro passo colocar o usuário do produto/serviço no centro das atenções. Logo é uma responsabilidade compartilhada por todos que atuam em qualquer alçada relativa a uma empresa.

A implementação de um processo de transformação digital envolve disseminar essa cultura e preocupação com USO, USUÁRIO e CONTEXTO em todos os setores da empresa e não pensando somente no usuário externo, mas também ao público interno e até mesmo ao usuário potencial ou em prospecção. Do RH ao financeiro, do jurídico ao administrativo, da comunicação e marketing à segurança da informação, dos serviços gerais a alta gestão, todos podem se beneficiar com essa compreensão da relação da experiência do usuário (UX) com transformação digital.

Realmente UX e TRANSFORMAÇÃO DIGITAL são dois termos que se relacionam muito bem pois ambos falam da mesma coisa FACILITAR A VIDA DAS PESSOAS.

A UX sempre tem como premissa básica o tripé USO, USUÁRIO e CONTEXTO, porém com o avanço da tecnologia e o impacto que isso causa nas relações, as empresas começam a perceber que a melhor compreensão desse tripé facilita a transição de um modelo analógico e ultrapassado de gestão para um modelo de TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e que isso só traz benefícios ao negócio como um todo.

Esses benefícios podem ser percebidos em grandes e médias empresas que começam a se destacar no mercado após o período turbulento de transformação, também em startups que muitas vezes nascem dessa busca por otimização de métodos e processos, mas o fato é que: ou as empresas começam a entender melhor a relação entre a experiência de seus usuários e com isso aplicam a transformação digital em seus processos ou ficarão inevitavelmente para trás competindo com organizações mais eficientes, econômicas, conscientes compostas por colaboradores mais felizes e inovadores.

Startup Curitiba
Ubiratan Silva
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Mestre em Design pela UNISINOS com Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRGS com passagens por PROCEMPA, PROCERGS, SENAC EAD, SOFTDESIGN, Grupo Digital Business/La República e SOFTPLAN.

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