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UX e Branding - A Experiência Proporcionada Por Uma Marca

UX e Branding - A Experiência Proporcionada Por Uma Marca

Sempre atuei muito na conexão entre o design e o marketing por vir da área de comunicação, publicidade e propaganda e sempre ter voltado minha atuação para o design gráfico e posteriormente por interesse próprio ter migrado para o design digital, de interação, de interfaces e que hoje muitos chamam de UX e UI Design atuando tanto para iniciativa governamental/pública quanto para iniciativa privada.

Criar uma marca e uma identidade visual é realmente criar uma experiência abstrata para usuários já conquistados ou potenciais. E formatar uma aparência, estilo, uma voz através de elementos gráficos, muitas vezes visuais como formas, cores, tipografia, sinalização, mas também através de outras mídias e sentidos como música, aromas, e etc de modo a se criar uma personalidade e um posicionamento no mercado para determinado produto ou serviço.

Todo esse processo pode ser traduzido pela construção de uma experiência de marca e aí está a conexão entre o que hoje se conceitua como Branding (ou gestão de marcas) e UX.

Trabalhar com uma marca é necessariamente projetar elementos para fortalecer a relação de um usuário/cliente com um produto ou serviço e isso implica na necessidade de um pensamento sistêmico sobre todo o mix de componentes de uma marca.

A experiência do usuário ou consumidor deve reforçar a relação de apreço do mesmo pela marca que consome, e essa relação pode ser estimulada e reforçada em vários momentos e de várias maneiras na experiência de uso e de consumo, visto que seu negligenciamento pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma iniciativa comercial.

Por isso a importância cada vez maior dada a experiência de usuário de produtos/serviços como uma experiência quase que imersiva, que numa versão mais mercadológica evoluiu para a experiência de consumo e que em todos os seus momentos deve reforçar através dos mais diversos elementos os componentes da marca e de sua filosofia e posicionamento.

Muitas marcas apostam fortemente no casamento entre branding e experiência do usuário/consumidor, algo que vem se conceituando como branding experience.

Empresas como Apple, Snapchat, Coca Cola, e muitas outras de igual ou menor expressão já perceberam que, no modelo de consumo atual, é possível atingir um engajamento autêntico do cliente com a marca ou ideia de negócio apostando numa experiência diferenciada e que somente assim se conquistam mais do que clientes, fãs e defensores de uma marca e de sua filosofia.

A experiência do usuário pode ser um gerador de insights sobre as percepções que o público possui sobre uma marca. Sendo assim, o Branding pode ser alinhado e alinhar expectativas entre o que seus usuários/clientes esperam e o que sua marca pode proporcionar. 

Ou seja, UX e Branding tem tudo a ver e a conexão entre essas duas atividades deve ser melhor estudada e praticada no mercado por empresas que buscam melhorar seus resultados e crescer, e isso não se aplica somente ao mercado de tecnologia e digital, visto que estas duas atividades (UX e Branding) se relacionam desde muito antes do mundo digital/virtual nos mais diferentes mercados.

Alguns artigos sobre o assunto:

https://www.brandingmag.com/2014/02/01/future-branding-user-experience/

https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/32179/user-experience-branding-interacao-com-o-consumidor-chega-aos-logos.html

https://www.oxigenweb.com.br/artigos/user-experience-branding/

https://medium.com/brand-language/how-to-start-with-ux-branding-in-2017-370d84c7673f

 

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Startup Curitiba
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Mestre em Design pela UNISINOS com Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRGS com passagens por PROCEMPA, PROCERGS, SENAC EAD, SOFTDESIGN, Grupo Digital Business/La República e SOFTPLAN.

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