[ edit article]

Gerenciamento de Projetos em Startups

Atualmente está muito comum a abertura de novas  startups de diversos nichos de mercado e muitos ainda não sabem como o gerenciamento de projetos pode ajudar a sua startup a melhorar as entregas e agilidade de seus projetos.

Ter um bom gerenciamento de projetos em uma startup é essencial para sucesso, pois com análises e metodologias utilizadas conseguimos melhorar a descrição do produto e facilita focar no objetivo da entrega. 

Vale lembrar que  um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Por isso é importante que o objetivo do projeto esteja bem alinhado com o escopo evitando assim qualquer desenvolvimento fora do escopo.

A gestão de projetos possui técnicas para ajudar no estudo da viabilidade do projeto/produto, controle do cronograma do projeto, mensurar as entregas com KPI's e uma elaboração progressiva do projeto focado na melhoria continua.

O gerenciamento de projetos utilizando metodologia ágil propõe um novo ciclo de vida aos projetos por sua estrutura e focado na redução de projetos macros para realizar pequenas e constantes entregas ao cliente. Aplicado em projetos inovadores com fortes componentes de pesquisa e com ciclos curtos permitem validar a ideia em tempo real, decidindo o rumo do produto da startup.

As metodologias ágeis permite priorizar a demanda de acordo com as necessidades do cliente, tendo um produto funcional em um curto espaço de tempo, normalmente de uma semana a quinze dias. Sua entrega contínua permite receber  feedback e aprimorar o produto  utilizando técnicas de reuniões diárias (daily meetings) que apoiam a comunicação e a gestão da equipe.

Dessa forma um bom Gerenciamento de Projetos poderá servir como base para você e sua equipe realizarem a entrega solicitada no escopo e poderá utilizar as reuniões com a equipe para aumentar o engajamento e comunicação do time.

Continue reading
Suitable for you